Matilde é um Distrito do Município capixaba de Alfredo Chaves. É conhecida por ser a Rota das Águas, em razão de seus diversos rios e cachoeiras.

Para os amantes de cachoeiras, Matilde é definitivamente o lugar certo! As principais são: Engenheiro Reeve, Iracema, Iraceminha, Darós, Maravilha e Vovó Lúcia. Dessas, apenas não fomos na Vovó Lúcia por faltar tempo. Além das cachoeiras, o túnel de Matilde é uma das atrações mais disputadas no local.

VISITE E SIGA NOSSO INSTAGRAM @travellers_experience

DIA 1

Reservamos o primeiro dia para conhecer uma Cachoeira perto de nossa pousada e a escolhida foi a Cachoeira Maravilha. A Cachoeira é ótima para banho e não é necessário fazer trilhas para acessá-la. Basta chegar de carro e parar na rodovia mesmo.

A Cachoeira Maravilha não possui uma queda, apenas o Rio escorrendo por entre pedras, mas que proporciona um belo visual e pequenas piscinas.

DIA 2

No segundo dia, a Cachoeira Darós foi a escolhida pela manhã. Essa Cachoeira possui dois acessos: um acesso por uma pequena trilha que se acessa ao lado da Pousada Águas de Pinon e outro acesso pela rodovia.

Ela também possui uma área grande de banho e, como diferencial, uma pequena queda d’água.

VEJA TAMBÉM RECANTOS ESCONDIDOS DO LITORAL CAPIXABA – ILHA PITUÃ

Já à tarde, fomos desbravar o túnel de Matilde. Para quem gosta de aventura, o túnel não pode ser dispensado.

O acesso é feito pela antiga estação ferroviária de Matilde. Deslocando-se por entre os trilhos férreos, caminha-se por aproximadamente 20 a 25 minutos até se alcançar a trilha em descida que dá acesso ao túnel.

Para quem achou que a parte mais cansativa era a caminhada até o túnel, enganou-se. A descida do túnel é a maior aventura.

Com metros de desnível para baixo, o túnel de Matilde é atravessado pelo curso do rio, proporcionando-se uma enorme aventura ao descer-se por seus degraus.

Ao fim do túnel, vem a recompensa: uma pequena piscina formada pela água geladinha do rio. O duro é a hora de voltar subindo pelo túnel. rs

VEJA TAMBÉM RECANTOS ESCONDIDOS DO LITORAL CAPIXABA II – ILHAS ITATIAIA

DIA 3

No terceiro dia, reservamos para as cachoeiras de Iracema e Iraceminha. Essas são as mais disputadas de Matilde (talvez ao lado da Engenheiro Reeve).

O acesso a elas é demorada tanto no deslocamento de carro pela rodovia, quanto nas trilhas à pé.

A trilha no início é comum a ambas as cachoeiras até que em uma bifurcação opta-se por seguir para a Iraceminha à esquerda ou para a Iracema à direita. Aqui vimos um ponto negativo: não há placas indicando o caminho.

Esse trajeto até a bifurcação leva de 25 minutos a meia hora. Mas depois, caso prefira ir até a Iraceminha primeiro (o que talvez seja melhor para relaxar da longa caminhada) você a alcançará em menos de 5 minutinhos. E aí você verá o quanto valeu a pena a trilha cansativa.

VEJA TAMBÉM MAIS DO VERÃO CAPIXABA: PRAIA DE MANGUINHOS

Depois, volte pelo mesmo caminho e siga à esquerda ou à direita (no sentido de quem segue pela trilha na direção das cachoeiras e optou por visitar a Iracema primeiro) e vá em direção à Cachoeira de Iracema.

A trilha até a Iracema envolve mais aventura, com deslocamento sobre pedras e troncos sob o rio em mais ou menos 15 minutinhos de caminhada.

O visual ao chegar à Cachoeira é simplesmente espetacular! Com uma grande queda d’água, Iracema foi nossa Cachoeira preferida.

Chegue cedo a essas cachoeiras, pois o número de carros estacionados em frente à sua entrada costuma ser grande.

Como o tempo gasto na Iracema e Iraceminha foi grande, tiramos um dia inteiro praticamente só pra elas.

Para quem visita Matilde vindo da BR 101, o melhor momento para conhecer a Cachoeira Engenheiro Reeve e Vovó Lúcia é no dia da chegada ou no dia do retorno, pois elas se localizam antes do vilarejo de Matilde na rodovia.

A Engenheiro Reeve fica bem ao lado esquerdo da rodovia (para quem segue em direção ao vilarejo de Matilde), já a  Vovó Lúcia requer um deslocamento por uma estrada de terra também do lado esquerdo e um pouco antes de se chegar à Engenheiro Reeve (sempre para quem segue em direção ao vilarejo de Matilde).