Phuket é a maior ilha da Tailândia, província no Sudoeste do país. Phuket foi o nosso primeiro destino da viagem pelo Sudeste Asiático em Abril de 2018. Voamos de Bangkok para Phuket pela companhia aérea Thai Vietjet Aviation.

VISITE E SIGA NOSSO INSTAGRAM @travellers_experience

Ásia

Compramos o voo doméstico para Phuket separado do voo internacional (que tinha como destino final a capital Bangkok), pois ficava bem mais barato. Procuramos o preço pelo site da SKYSCANNER e compramos a passagem no site da Travelgenio.

Mas um dos trajetos mais comuns para se chegar à Phuket é através de Ferry Boat, saindo de Krabi ou Koh Phi Phi (Tonsai pier) até o Rassada Pier, em Phuket. O pier fica a cerca de 17km (40 minutos) de Patong Beach, a principal região turística da ilha.

VEJA TAMBÉM ROTEIRO COMPLETO DE 16 DIAS PELA TAILÂNDIA

Nós chegamos então no aeroporto internacional de Bangkok (após uma conexão em Londres) e pegamos um vôo doméstico para a ilha de Phuket. O aeroporto de Phuket fica bem longe de Patong Beach, cerca de 40km e quase 1h de carro. Ainda bem que pudemos contar com o Transfer do nosso hotel, o BYD Lofts Boutique Hotel & Serviced Apartments, que nos pegou no aeroporto e nos levou até o hotel em Patong Beach.

VEJA TAMBÉM O POST LONGA CONEXÃO EM LONDRES. O QUE FAZER?

Muitas pessoas ficam na dúvida se vão para Krabi ou Phuket. Bom, nós conseguimos incluir as duas ilhas no nosso roteiro e foi ótimo, mas confesso que não foi tarefa fácil. Se você conseguir incluir ambos os destinos na sua viagem, será perfeito! Mas se você não tiver tempo e dispor de um roteiro apertado na Ásia, tendo que escolher entre uma ilha ou outra, então digo para você ir para Krabi. A maioria dos passeios que você faz em Phuket, você também consegue fazer estando em Krabi, fora que lá você encontra praias mais paradisíacas. Mas a dica que eu dou é: se puder, conheça as duas ilhas.

VEJA TAMBÉM O POST PHUKET OU KRABI? QUAL ESCOLHER?

O que fazer?

Infelizmente Phuket é lembrada pelas pessoas por conta de seu turismo sexual. Mas a ilha não é só feita de turistas safados atrás de prostitutas. Phuket também possui uma beleza incrível, lindas praias, esportes aquáticos e radicais e muito contato com a natureza e com os animais.

Mas então, o que fazer em Phuket? Abaixo listamos as principais atrações dessa ilha que muito nos encantou:

• Khao Phing Kan: é a famosa “James Bond Island”, onde tem uma formação rochosa de 20m de altura conhecida como Ko Tapu. Essa ilha foi a principal razão de irmos para Phuket e realmente é uma atração imperdível na ilha.
  • Phang Nga Bay: O “Ao Phang Nga National Park” é formado por um arquipélago com cerca de 40 ilhas, entre elas a James Bond Island. O Parque Nacional de Phang-Nga Bay é formado por muitas rochas, encravadas nas águas verde-azuladas da baía. As suas falésias calcárias e vida marinha única fizeram deste refúgio natural um dos mais populares passeios de barco em toda a Tailândia.
  • Subir até o Grande Buda (Phuket’s Big Buddha): Um dos símbolos mais importantes e reverenciados da ilha, a grande estátua situa-se no topo da Colina de Nakkerd, entre Chalong Bay e Kata Beach. A 45m de altura, ela pode ser vista de vários lugares da ilha e lá do topo do morro se tem uma vista linda de 360 graus para as praias de Phuket.
  • Patong Beach: é a área mais famosa de Phuket, onde fica boa parte dos hotéis e resortsNão chega nem perto de ser uma das praias mais bonitas da Tailândia, mas conta com uma infra-estrutura excelente, bons shoppings, bares, restaurantes, além de um comércio agitado.
  • Bangla Road: é uma das avenidas mais famosas e agitadas de Patong Beach. A rua é repleta de lojas, bares, restaurantes, salas de massagem e casas noturnas. À noite rolam as baladas. O local é lotado de turistas e de prostitutas, sendo o point de encontro da ilha. É um clima pesado para viagem em família com crianças.
  • Praia de Karon: a aproximadamente 8km de Patong, Karon Beach é mais tranquila e mais convidativa. Também conta com uma boa infra-estrutura e é considerada mais bonita do que Patong Beach.
  • Kata Beach: pequena praia com um mar calmo e águas cristalinas. Conta com uma menor estrutura, mas possui um público mais jovem. Fica a cerca de 30 minutos de caminhada a partir de Karon Beach.
  • Raya Island e Coral Island: dá pra conjugar as duas praias no mesmo dia. Muitas agências de turismo vendem esse bate-volta saindo de barco do píer Ao Chalong. São duas praias lindíssimas.
  • Koh Khai Islands: Você também poderá encontrar excursão de meio-dia ou de um dia inteiro para essas 3 pequenas ilhas (Koh Khai Nok, Koh Khai Nai e Koh Khai Nui). As duas primeiras são belíssimas com um mar azul cristalino. Já a terceira é famosa para a prática do snorkel.
  • Fazer um Tour para as Similan Islands: arquipélago constituído por nove ilhas no Mar de Andamão, fazem parte da província de Phang Nga. Esse passeio é bem famoso em Phuket. Para maiores informações, clique aqui.
  • Visitar a Cidade Velha (Old Town): esse distrito tem influência mista (portuguesa e chinesa), em uma fusão única e colorida, repleto de mansões coloniais e ruas históricas. Há vários cafés e restaurantes charmosos, lojas e hotéis descolados. Você encontra também muitos templos e grafites espalhados pela região.
  • Windmill Viewpoint: um dos mirantes de Phuket, de onde se tem uma bela vista da ilha.
  • Green Elephant Sanctuary Park: Santuário Natural de Elefantes, onde pode-se ter um contato direto com esses animais, mas sem maus-tratos. O lugar é agradável e os elefantes são bem cuidados. Ninguém pode montar em cima deles. Para mais informações, clique aqui.
  • Elephant Jungle Sanctuary: Outro Santuário Natural de Elefantes em Phuket, também muito bem avaliado e recomendado. Há filiais desse parque em Pattaya e em Chiang Mai. Para mais informações sobre o lugar, clique aqui.

VEJA TAMBÉM O POST VISITANDO UM SANTUÁRIO DE ELEFANTES NA TAILÂNDIA

• Soi Dog Foundation: organização tailandesa de defesa dos direitos animais. As pessoas que vão costumam gostar, mas nós não fomos. Não é uma atração imperdível, vá somente se você tiver tempo extra na ilha ou se realmente fizer muita questão de conhecer.

Por último, podemos citar uma atração DO QUE NÃO FAZER EM PHUKET:

• Tiger Kingdom: Uma espécie de zoológico em que eles criam e adestram tigres, e as pessoas podem entrar em suas jaulas e ter um contato mais próximo com eles. Particularmente, eu não gosto desse tipo de passeio, pois pra mim isso só é possível se os animais forem dopados e eu não gosto de contribuir com esse tipo de turismo. Mas também não julgo quem gosta, vai de cada um. Também há um Tiger Kingdom em Chiang Mai, norte da Tailândia.

Viram? Não é só turismo sexual que Phuket oferece. Essa ilha é muito vibrante e tem bastante coisa divertida para fazer. Além disso tudo, o local também possui lugares excelentes para fazer snorkeling, andar de Jet Ski e lancha, alugar um caiaque, fazer canoagem, kitesurf, escalada, etc.

Como só conseguimos dormir 2 noites em Phuket, não tivemos muito tempo para explorar a ilha. Então priorizamos fazer a excursão de 1 dia para Phang Nga Bay e James Bond Island. Compramos o tíquete assim que chegamos, no próprio aeroporto de Phuket. Vimos vários sites vendendo esse passeio pela internet, mas preferimos comprar por lá mesmo e acabou saindo mais barato. Em Phuket, acabamos comprando 3 transfers: 1) tour de 1 dia para Phang Nga Bay; 2) transfer do hotel para o Píer para pegar o ferry boat rumo a Koh Phi Phi e 3) catamarã só de ida para Koh Phi Phi. O primeiro tíquete compramos no aeroporto de Phuket logo na chegada e os dois últimos nós compramos numa agência de turismo em Patong Beach. Mas você também poderá encontrar esses tíquetes no seu hotel.

Parque Nacional de Phang Nga

Queríamos muito conhecer a James Bond Island e também a Hong Island, já na província de Krabi. Saindo de Phuket, há alguns tipos de tour diferentes que incluem essas duas ilhas. O Tour que fizemos foi o das 4 ilhas (4 Canoe Trip): James Bond Island, Hong Island, Panak Island e Naka Island. A excursão fazia essas 4 paradas longas, onde pudemos conhecer cada uma dessas ilhas, e ainda incluía um buffet de almoço tailandês. O tour também forneceu os caiaques para explorarmos as cavernas (com guia) em Panak Island e tinha bebida e frutas à vontade. Pagamos um valor de THB 3500 o casal (em torno de R$350 mas varia com o valor do dólar) e isso tudo já estava incluído, somente pagamos por fora a gorjeta para o guia. No barco também vendia sorvete e snacks. Há, ainda, um tour “5 em 1 Canoe Trip“, que inclui uma parada extra na Panyee Village, uma vila flutuante (dos muçulmanos).

Bom, nossa excursão de um dia inteiro começou com uma van indo cedo nos buscar no hotel para nos levar até o píer, onde pegaríamos a lancha para a Baía de Phang Nga. Localizada no Estreito de Malaca, a Baía de Phang Nga é famosa por suas rochas calcárias e paisagem deslumbrante. Mais de 100 ilhas situam-se no mar verde-esmeralda da baía, mas uma das mais populares é a denominada Ilha de James Bond, que recebeu esse nome após ter sido o cenário do filme “007 contra o Homem com a Pistola de Ouro”, de 1974.

1. James Bond Island

A primeira parada das 4 ilhas foi, então, a famosa James Bond Island. O navio ancorou a alguns metros da ilha e fomos de canoa até à orla. Situada no Parque Nacional Ao Phang Nga, o local é, na verdade, um par de ilhas chamadas de Ko Khao Phing Kan com uma ilhota de 20 metros de altura chamada Ko Tapu e era lá onde ficava escondida a arma secreta do vilão no filme de James Bond. Khao Phing Kan significa “Montanha Inclinada”, devido a um enorme paredão rochoso inclinado que parece ter sido cortado, contendo pequenas cavernas. Já Ko Tapu significa “Prego” em tailandês, pois sua forma realmente lembra um prego cravado na água. O cenário é realmente cinematográfico. Ficamos totalmente admirados! Também há passeios para essa ilha saindo de Krabi, mas é um pouco mais difícil de encontrar e também mais longe. O ideal mesmo é sair de Phuket e realmente vale muito a pena. Foi uma das praias mais bonitas que visitamos em toda a Tailândia.

2. Hong Island

A segunda parada das 4 ilhas foi a tão esperada Hong Island. Hong significa “quarto” e a ilha é constituída por rochas de calcário de milhões de anos que, devido à erosão, formaram lagoas escondidas por trás destes paredões. A lagoa tem uma cor verde esmeralda deslumbrante e seu acesso se dá através de caiaques. Subimos, então, na canoa e deixamos o guia remar em torno das cavernas e lagoas escondidas da ilha. A Hong Island é mais visitada geralmente a partir de Krabi e também é considerado um passeio IMPERDÍVEL na Tailândia.

3. Panak Island

Nossa terceira parada foi na Panak Island. Essa ilha é caracterizada por ser um imenso paredão rochoso. Seu acesso é realizado através de uma caverna totalmente escura. Com ajuda de um guia, pudemos explorar a ilha de caiaque. Dependendo da maré, precisa-se deitar no caiaque para não bater com a cabeça no teto. É um cenário deslumbrante!

4. Naka Island

Finalmente, a quarta e última parada foi na Ilha de Naka. Terminamos o dia nessa linda praia isolada, onde pudemos relaxar, nadar e nos bronzear um pouco. Aqui tivemos um bom tempo livre, onde pudemos inclusive andar de caiaque de novo, mas agora sem guia. Foi uma delícia!

No final do passeio, voltamos ao píer e depois a van nos deixou de volta ao nosso hotel.

Onde ficar?

Lá em Phuket nos hospedamos na principal região da ilha, em Patong Beach. Ficamos no BYD Lofts Boutique Hotel & Serviced Apartments e não poderíamos ter escolhido melhor. O Hotel, muito bem localizado, é simplesmente incrível, um verdadeiro luxo. Vale muito a pena!

VEJA O POST ONDE FICAR EM PHUKET

Onde comer?

Em Phuket há muitas opções de bons restaurantes, para todos os gostos. Mas lá fomos num restaurante PERFEITO, em todos os sentidos. Muito bem localizado, a apenas 5 minutos do nosso hotel BYD Lofts, no coração de Patong Beach fica o restaurante asiático Naughty Nuri’s Phuket. O restaurante possui 14 filiais, sendo muito famoso na Indonésia e na Malásia. Abriu em Phuket no final de 2017. Com um ambiente super agradável e descontraído, também possui uma comida impecável. Lá comemos a melhor costela de porco da vida! Realmente vale muito a pena conhecer.