Em nossa viagem de retorno da Tailândia para o Brasil em Abril de 2018, fizemos uma escala mais longa em Madri, em torno de 10 horas.

Estávamos retornando de uma escala bem curta de Londres e nossas malas foram direto para o Brasil, então não perdemos tempo no aeroporto com novo check-in ou imigração. Foi tudo muito rápido e tranquilo.

VEJA TAMBÉM O POST O QUE FAZER EM LONDRES EM POUCAS HORAS

O aeroporto de Madri está bem perto da cidade e se comunica muito bem com o centro dela, viabilizando assim o transporte público.

Há um ônibus que opera 24 horas todos os dias do ano e que conecta o aeroporto ao centro de Madri, chamado de “Exprés Aeropuerto”.É um ônibus amarelo e que custa 5 euros por pessoa (pagos diretamente ao motorista na hora do embarque). Ele faz três paradas dentro da cidade e também pára nos terminais T1, T2 e T4 do aeroporto. Assim, o serviço parte do terminal T4, pára nos terminais T2 e T1, chega na Estação de Metrô O’Donnell , Plaza de Cibeles  e na estação de Atocha (aberta entre as 06:00 e as 23:30 horas). Todo o trajeto é feito em aproximadamente 40 minutos e a sua frequência é de 15-20 minutos em horário diurno, e de 35 minutos à noite. Seu ponto é muito bem sinalizado, não tem erro! Essa é sem dúvida a melhor opção para sair do aeroporto de Madri rumo ao centro da cidade.

Para quem preferir, a cidade também conta com UBER e CABIFY, facilitando muito o deslocamento.

Exprés Aeropuerto (Imagem Divulgação)

O que fazer?

Então, pegamos esse ônibus Express que sai do aeroporto para o centro da capital espanhola e paramos na PRAÇA CIBELES, uma das principais praças e símbolos da cidade. Ali se encontra a Fonte Cibeles e diversos edifícios importantes, como o Palácio de Comunicaciones, que atualmente é sede da Prefeitura e possui um aspecto semelhante a uma Catedral. Ele também é conhecido como Palacio Cibeles e foi a estação central de correios de Madri. Na Plaza de Cibeles também encontramos o Palacio de Buenavista, o Banco de España e o Palacio de Linares. É nessa praça que a seleção espanhola e o Real Madrid comemoram as suas conquistas.

A partir dessa praça, pudemos usá-la como ponto de partida para conhecer outros pontos turísticos próximos ao centro e que podem ser facilmente percorridos a pé.

Saindo da PRAÇA CIBELES, fomos caminhando para a CALLE GRAN VÍA, rua famosa por ter muitas lojas de grife e restaurantes. A  Gran Vía é uma das principais avenidas de Madri, com um comércio intenso, muitos hotéis, bares e teatros. É conhecida como a Broadway Espanhola.

De lá, partimos para a PUERTA DEL SOL, uma praça movimentadíssima de Madri, onde fica o Marco Zero da cidade. Lá também encontramos a estátua do Oso y Madroño, o símbolo de Madrid (escultura de um urso e um morangueiro em bronze). O edifício mais antigo da Puerta del Sol é a “Real Casa de Correos” e nele destaca-se o relógio da torre, conhecido em toda a Espanha por ser o lugar de onde se emitem as badaladas de fim de ano desde 1962. Na Puerta del Sol se reúnem todos os anos milhares de pessoas para comer as tradicionais uvas da sorte e celebrar o ano novo.

Na Puerta del Sol também encontramos a famosa e antiga doceria La Mallorquina. Aberta desde 1894, a casa de doces é uma verdadeira tentação e é parada obrigatória para quem conhece a cidade de Madri. Infelizmente ela vive lotada e às vezes se torna muito difícil até mesmo entrar no local, quem diria comprar alguma coisa. Mas só de olhar para a vitrine dá água na boca. Vale a pena tentar experimentar alguma daquelas delícias.

A La Mallorquina, situada na praça Porta do Sol, faz esquina com a rua “Calle Mayor”. Continuamos, então, seguindo caminhando pela  Calle Mayor em direção à Plaza Mayor, o maior ponto turístico de Madri. A Plaza Mayor situa-se no centro da cidade, a poucos metros da Porta do Sol e da Plaza de la Villa. É uma praça retangular, cercada por edifícios de todos os lados. Sua entrada só é possível a partir de nove pórticos. Nela encontramos a Estátua de Felipe III, a Casa da Padaria (edifício mais antigo e mais importante da Praça) e O Arco de Cuchilleros, o pórtico mais conhecido da praça.

No caminho passamos pelo famoso MERCADO DE SAN MIGUEL, importante e histórico mercado com diversos ótimos restaurantes, bares e cafeterias. Ele também possui estandes onde se vendem frutas, legumes, queijos, vinhos, etc.

Ali pertinho, descendo a CALLE MAYOR, chegamos à CATEDRAL DE SANTA MARIA A REAL DE ALMUDENA, linda catedral de Madri. Ela é a sede episcopal da diocese da capital espanhola e o principal templo católico da cidade. Dedicado à Virgem Maria sob a invocação da Virgem de Almudena, a padroeira da cidade, a Catedral é a única catedral da Espanha a ser consagrada por um papa, no caso, pelo papa João Paulo II, em 1993.

E, bem ao lado dela, está o PALÁCIO REAL DE MADRI, residência oficial do Rei da Espanha e que também possui arquitetura surpreendente. Apesar do Palácio ser a residência oficial do rei, não é ali que ele reside e sim no Palácio de la Zarzuela, sendo o Palácio Real apenas utilizado para cerimônias oficiais do Estado.  O Palácio Real é um dos principais pontos turísticos da cidade e a região está sempre cheia de gente.

Aproveitando o sucesso da série de TV espanhola “LA CASA DE PAPEL”, pegamos um Uber ali do Palácio Real para conhecer a agora famosa FABRICA NACIONAL DE MONEDA Y TIMBRE, que deu mote à criação da série. Após a criação do euro, a casa da moeda foi desativada e, no lugar, hoje funciona o MUSEO CASA DE LA MONEDA. Mas foi legal conhecer o local que inspirou a famosa série.

Depois da Casa de Moeda nós pegamos um Uber e voltamos para o aeroporto. Assim, completamos nosso tour de poucas horas em Madri. Como pode-se perceber, fizemos nosso trajeto praticamente todo a pé, somente utilizando o ônibus Exprés Aeropuerto para sair do aeroporto em direção ao centro da cidade (Plaza Cibeles) e depois um uber da “Real Casa de la Moneda” de volta ao aeroporto.

Madri possui muitas outras atrações que infelizmente não tivemos tempo de conhecer. A capital espanhola possui muitos parques e museus, como o Parque do Retiro e o Museu do Prado e o Museu Reina Sofia. Se tiver tempo, não deixe de incluí-los em seu roteiro.

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional, que é obrigatório. Veja nossa matéria sobre os SEGUROS PROMO e todas as dicas para você fazer um seguro completo por um preço incrível economizando muito.