Já deu pra perceber pelos últimos posts o quanto ficamos encantados com Jeri, né?! Mas realmente lá é um paraíso. Redinhas na água cristalina das lagoas, pôr-do-sol de tirar o fôlego, ambiente ao mesmo tempo bucólico e agitado da vila. Enfim, é um lugar para definitivamente se apaixonar.

VISITE e SIGA NOSSO INSTAGRAM @travellers_experience

Mas, para conhecer tudo o que Jeri oferece fora da vila, você terá que realizar os passeios para o litoral oeste e para o litoral leste de Jericoacoara.

Os passeios geralmente são feitos de buggys ou quadriciclos. Optamos por fazer o litoral LESTE de quadriciclos e o litoral OESTE de buggy, essas são as opções mais comuns e explico a razão. O litoral oeste possui dunas mais altas que no leste, então por isso o buggy é mais utilizado para subir e descer as dunas em alta velocidade, mas há quem se aventure nelas com os quadriciclos. Da mesma forma, há quem faça o lado leste de quadriciclos. Há as duas opções.

LEIA O POST: O que fazer em Jericoacoara: Lado Oeste

Fizemos os passeios para ambos os lados com a JERI TRILHA MALUCA (siga o instagram deles: @jeritrilhamaluca), empresa credenciada para operar no Parque Nacional de Jericoacoara.

Esse é um detalhe muito importante: contratar uma empresa credenciada para circular dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, a fim de evitar inconvenientes. E com a JERI TRILHA MALUCA você poderá ficar tranquilo!

LEIA TAMBÉM: Jericoacoara: uma vila nordestina para se apaixonar

A JERI TRILHA MALUCA conta com ótimos profissionais, capacitados e competentes. O proprietário Nilton Paredão sempre estar por perto do stand e é super atencioso. O stand deles fica na Rua Principal de Jeri, passando a praça, na direção contrária à praia.

Cada um dos dois lados concentra várias atrações, então é necessário um dia inteiro para desbravar cada um. E vamos enumerar agora cada uma delas.

LADO LESTE

O litoral LESTE de Jeri engloba talvez as atrações mais famosas de lá, como a PEDRA FURADA, a ÁRVORE DA PREGUIÇA e a LAGOA DO PARAÍSO. Além delas, você também conhecerá a Praia do Preá, a Lagoa Azul, a Lagoa e a Duna do Amâncio.

Saindo em seu quadriciclo para desbravar o litoral leste, passará por diversas lagoas formadas pela chuva. A mais bonita delas é a Lagoa do Amancio, com águas cristalinas e fica do lado da Duna do Amâncio. Não deixe de subir na duna para tirar belas fotos. Na lagoa, você conseguirá praticar o skibunda do alto de uma das dunas que a cercam.

Duna do Amâncio

Lagoa do Amâncio

Da Lagoa do Amâncio, partimos para a Lagoa do Paraíso. A Lagoa possui alguns clubes ao seu redor, que oferecem seus serviços com espreguiçadeiras, barracas, cozinha que serve na Areia e as famosas redinhas de Jeri.

Lagoa do Paraíso

O clube mais famoso é o THE ALCHYMIST BEACH CLUB, com estrutura excelente e muitas redinhas na água. Lá encontramos o jogador de futebol David Luiz curtindo o local.

The Alchymist Beach Club

Vale a pena reservar um bom tempo aqui, mas nós reservaríamos um tempo maior na Lagoa Azul, que também conta com as famosas redinhas, mas achamos a Lagoa mais bonita e com menos vento do que na Lagoa do Paraíso. E o melhor: muito menos turistas do que na Lagoa do Paraíso.

Então, paramos pra almoçar na Lagoa Azul, no restaurante que fica no local e recebe o mesmo nome da Lagoa.

Lagoa Azul

Lagoa Azul, Jericoacoara – CE

De lá, como o sol já estava quase se pondo, fizemos o restante do passeio, passando pela Praia do Preá.

Todos os dias em que estivemos em Jeri conseguimos contemplar pores-do-sol espetaculares e um diferente do outro, como havíamos falado no primeiro post. E a Praia do Preá reservou o último pôr-do-sol em grande estilo.

Praia do Preá

Era um cenário de tirar o fôlego com os raios solares refletindo no espelho d’Água que se formou com o recuo da maré.

Pôr do Sol na Praia do Preá

Já chegando na vila de Jeri, quase no fim da Praia do Preá, chegamos na Árvore da Preguiça. Aquela famosa árvore deitada e que ficou assim em razão da ação dos fortes ventos que sopram em Jeri.

Árvore da Preguiça

Logo depois, há a entrada para a Pedra Furada, que fica bem perto da vila e pode ser acessada a pé (algo em torno de 15 min de caminhada). E como já tínhamos visto o pôr-do-sol de lá no primeiro dia em Jeri, optamos por não ir ao local de novo, já que já estava escurecendo.

Pedra Furada

Trilha do Serrote

E chegamos já de noite na vila de Jeri. Achamos bem legal ter feito o lado leste com os quadriciclos, que conferem uma emoção única ao passeio!

É bom ficar atento à época do ano da ida à Jeri. O guia que nos levou falou que demos sorte, porque, como fomos logo após o período de chuvas, as lagoas estavam bem cheinhas. Mas você corre o risco de não ver a Lagoa do Amancio ou pegar a Lagoa Azul bem menor, se for na época da seca que inicia em junho e julho.