Curitiba, capital do Estado brasileiro Paraná, é conhecida como uma das melhores capitais para se viver no Brasil.

Historicamente conhecida por seu cuidado com o meio ambiente, possuindo diversas áreas verdes, parques extremamente arborizados. Nessa perspectiva, o sistema de transporte curitibano tem adotado ônibus híbridos, movidos a energia e diesel.

Destino ótimo para casais, é uma cidade extremamente romântica, valendo um passeio em um dos diversos parque ou um passeio em uma vinícola seguido de um jantar no bairro de colonização italiana, Santa Felicidade.

Não deixe de ir ao bairro SANTA FELICIDADE e aproveitar um dos seus ótimos restaurantes. Fomos até lá e optamos por jantar no famoso MADALOSSO, conhecido como o maior restaurante da América Latina, servindo rodízio de massas. É um restaurante grandioso e com um ambiente com bela decoração. Conta com 9 salões.

Vinhos Durigan em Santa Felicidade

Para quem dispõe de pouco tempo para conhecer a cidade, uma ótima pedida é a LINHA TURISMO.

A linha turismo é um ônibus turístico da Prefeitura de Curitiba. Passa por 25 pontos turísticos da capital paranaense, sendo cada um dos pontos turísticos um ponto de embarque e/ou desembarque.

Veja AQUI os pontos turísticos por onde passa o ônibus.

Saindo de 30 em 30 minutos de todos os pontos de embarque, uma cartela ao custo de 40 reais permite um embarque e quatro reembarques.

O ônibus faz paradas curtas em cada ponto ao tempo em que uma gravação no ônibus traz explicações sobre o local em português, inglês e espanhol.

Há ônibus com a parte de cima aberta e outros fechados

Algo que nós fizemos e que achamos que vale muito a pena é escolher os quatro pontos turísticos em que preferíamos descer e ver quais os outros que se situavam nas proximidades (algo em torno de 2 quilômetros) Assim, pegávamos um meio de transporte até o outro local, como um UBER ou um TÁXI.

Exemplo: queríamos conhecer o Bosque Alemão e a Universidade Livre – UNILIVRE. E vimos no Google Maps que a distância entre os dois locais era relativamente pequena e nos permitiria deslocar a um custo baixo entre os pontos e economizar um dos direitos de reembarque que possuíamos e dessa forma conhecer mais pontos turísticos.

Assim, descemos no ônibus turístico no BOSQUE ALEMÃO, conhecemos o mesmo, o ORATÓRIO BACH e a TORRE OBSERVATÓRIA que ficam logo em sua entrada e o caminho de JOÃO e MARIA. Como no final desse caminho saíamos do outro lado do parque, de lá pedimos um UBER e por um valor irrisório fomos à Universidade Livre do Meio Ambiente.

Outro local em que fizemos isso foi na ÓPERA DE ARAME. Descemos nela e conhecemos o local, que permite uma visita bem rápida e fomos ao PARQUE TANGUÁ, que fica bem próximo.

DCIM100GOPROG0230170.

Parte de cima da Linha turismo

Essa é uma programação para um dia inteiro. E ainda assim você não conseguirá visitar todos os pontos turísticos de interesse. Mas ainda vale a pena o ônibus, pois, mesmo que não se tenha tempo depois para conhecê-los por conta própria, pelo menos você vai poder dizer que o conhece ao passar em frente com o ônibus.

Para se verificar os horários dos ônibus, acesse o seguinte link.

Pegamos o ônibus na RUA 24 HORAS. Rua para pedestres no meio de um quarteirão bem no centro de Curitiba, possuindo muitos anos de história. Nela funcionam bares, cafeterias e lojas. É um local extremamente agradável, embora não funcione mais por 24 horas.

O primeiro ponto em que descemos foi no JARDIM BOTÂNICO. Principal cartão postal de Curitiba, o Jardim Botânico é encantador.

Com um lago e jardins muito bem cuidados, além da famosa estufa com diversas espécies da flora, o parque atrai muitas pessoas em busca de atividades ao ar livre, como grupos de ginástica e pessoas em busca de fazer uma caminha, corrida.

DCIM100GOPROG0100101.

DCIM100GOPROG0090063.

DCIM100GOPROG0050033.

Famosa estufa do Jardim Botânico

Como fomos no outono, não vimos o maior esplendor das flores do local, que fica lindo na primavera e no verão.

Nessa foto abaixo, estão as cerejeiras da entrada do Jardim Botânico, que ficam todas rosadas nessas estações.

DCIM100GOPROG0030017.

Entrada do jardim, com cerejeiras desfolhadas

Depois foi a vez de pararmos no BOSQUE ALEMÃO ou MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ.

O BOSQUE ALEMÃO, logo em sua entrada, possui o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, com uma bela vista de Curitiba, que dá acesso à trilha de JOÃO E MARIA.

ORATÓRIO BACH

O caminho de JOÃO E MARIA inicia por um percurso de ladrilhos em meio a muitas árvores, alguns lagos, chegando à CASA ENCANTADA da bruxa. Ao longo do caminho, há placas contando a historinha de JOÃO E MARIA.

Uma dica para quem tem crianças pequenas é verificar antes os dias em que há atividades no local para o público infantil. Uma pessoa se fantasia de bruxa e conta a historinha.

DCIM100GOPROG0140122.

TRILHA DE JOÃO E MARIA

De lá fomos para a UNIVERSIDADE LIVRE DO MEIO AMBIENTE – UNILIVRE, que fica próximo ao BOSQUE ALEMÃO, como já falamos.

O local, inserido dentro de uma pedreira com um lago e em meio a muita vegetação, abriga de fato uma universidade que conta com cursos técnicos. As salas de aula são construídas em uma estrutura que leva a um mirante de onde se observa o topo da pedreira.

Foi a primeira universidade criada para estudar o desenvolvimento com preservação ambiental.

DCIM100GOPROG0210156.

Caminho que leva ao mirante

DCIM100GOPROG0190145.

Base da pedreira

O passeio pela UNILIVRE é bem rápido e de lá fomos para a ÓPERA DE ARAME, mas antes paramos para almoçar em um restaurante que fica ao lado da ópera, o DONA NATÁLIA, restaurante à la carte que vale muito a pena para quem estiver por perto e serve o famoso prato típico, o BARREADO.

Enfim, vale a visita à ÓPERA DE ARAME, que também é bem rápida, apenas para se conhecer a estrutura impressionante do local integrada à natureza, situado ao lado da Pedreira Paulo Leminski.

img_1465DCIM100GOPROG0240173.

DCIM100GOPROG0260180.

De lá fomos para o PARQUE TANGUÁ, que, depois do JARDIM BOTÂNICO, foi nosso lugar favorito em Curitiba. Com certeza um dos melhores parques da capital paranaense.

O PARQUE TANGUÁ é magnífico e grandioso, algo em torno de 450 mil m² de área. Foi construído no lugar de antigas pedreiras, possuindo lagos, queda d’água, um túnel ligando dois lagos, um mirante de onde se pode ter uma boa vista do parque, um espelho d’água com chafarizes.

Com certeza, é um local que não pode deixar de ser visitado em Curitiba.

DCIM100GOPROG0340222.

QUEDA D`ÁGUA.

DCIM100GOPROG0310202.

MIRANTE

DCIM100GOPROG0350227.

TUNEL unindo os lagos.

Por fim, já no final da tarde, chegamos ao PARQUE BARIGUI. Um ótimo parque também, que vale muito a visita. Conta com grande extensão de área verde, lagos, canais e animais silvestres, como capivaras, circulando pelo parque. Também é bastante frequentado por pessoas buscando atividades físicas ao ar livre, como caminhada, corrida, vôlei.

No PARQUE BARIGUI há o MUSEU DO AUTOMÓVEL de Curitiba, que possui diversos carros clássicos, sendo o mais antigo o FORD T de 1919.

FORD T 1919

CALHAMBEQUE PRESIDENCIAL

Entrada do museu

Nesse dia, não tivemos tempo para conhecer o MUSEU OSCAR NIEMEYER, fomos no dia seguinte. Como era domingo e já fomos tarde até lá, não conseguimos entrar, mas tiramos uma foto em frente, o que já deu pra sentir um pouquinho da estrutura impressionante.

DCIM100GOPROG0390251.

MUSEU OSCAR NIEMEYER

No mesmo domingo depois de um ótimo rodízio no almoço na famosa churrascaria TROPILLA GRILL, que oferece rodízio de churrasco e massas bem no centro da cidade de Curitiba, demos uma voltinha na RUA DAS FLORES.

O ambiente e o atendimento do restaurante são excepcionais. A comida também é ótima. Além disso, um excelente atrativo é o estacionamento e o serviço de manobrista gratuitos oferecidos pela casa.

Na RUA DAS FLORES, infelizmente pegamos uma época em que não havia muitas flores, mas o passeio não deixa de valer a pena. Nela fica o famoso TEATRO HSBC. Além disso, há diversas lojas, bares e restaurantes.

rua das flores

Foto: divulgação

No dia de nosso voo de volta, nos despedimos da capital paranaense dando um pulinho no MERCADO MUNICIPAL. É um lugar que atrai pela diversidade de produtos que podem ser encontrados por lá, desde hortifruti, até temperos, queijos, vinhos e produtos estrangeiros pouco encontrados em outros lugares, como comidas árabes. Além disso, o local oferece ótimos restaurantes em seu segundo piso. Paramos para comer no BONNA PANQUECAS e comi a deliciosa panqueca de barreado. Vale a visita!